Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande, São Paulo, Brazil
Espaço Personalizado de Acupuntura, Acupuntura Estética, Florais, Drenagem Linfática, para você cuidar de seu bem estar, de forma Preventiva, Complementar e Integrada.

sábado, 7 de setembro de 2013

Acupuntura para Atletas


Todo atleta busca a contínua melhora de sua performance esportiva. Essa busca pode ter como objetivo melhorar o desempenho no treino cotidiano ou vencer provas competitivas. Independente da motivação, toda pessoa apaixonada por esporte compreende que o aprendizado da arte do movimento não tem fim. Sempre é possível aprimorar a escuta do corpo e descobrir no movimento nossa história escondida. Nosso corpo “fala” o tempo todo, e é possível aumentar a percepção que temos disso.

Nesse contexto, a Acupuntura pode colaborar de inúmeras maneiras. Seus efeitos diretos e imediatos na dor e sua ação no controle da ansiedade podem beneficiar atletas em períodos de competição. Além disso, é possível direcionar a aplicação das agulhas para cada modalidade esportiva - pois cada esporte solicita um grupo muscular específico. Sendo assim, a Medicina Tradicional Chinesa sugere estímulos em grupos de pontos específicos para melhorar o desempenho musculoarticular e obter ganhos na prática de diferentes tipos de esporte.

Nos relatos de Lao Tse, a Acupuntura era utilizada em dançarinas sagradas que rodopiavam incansavelmente. Existem também relatos da utilização de pontos específicos de Acupuntura antes de longos combates de judô e lutas marciais. Interessante mencionar que há um grupo de pontos chamados de equilibradores do desempenho musculoarticular - quando utilizados após uma competição aceleram a recuperação orgânica e muscular.

Estudos da Faculdade de Medicina Oriental de Seul, publicados em 2002 no Neuroscience Letter, investigaram os efeitos da Acupuntura na resistência em corrida na esteira - aplicada em ratos - concluindo que o tempo que levaram para chegar à exaustão aumentou significativamente após aplicação da Acupuntura.

Os benefícios dessa técnica milenar não ficam restritos apenas ao período de treinamento e competição. Nos casos de lesão, seu efeito local analgésico e antiinflamatório permite diminuir o tempo de recuperação.
Em suma, tanto atletas amadores como profissionais podem associar ao treino físico os efeitos que a Acupuntura proporciona:

- Melhora do desempenho esportivo, pois além de atuar no físico a Acupuntura atua também no emocional – diminuindo o estresse e a ansiedade em períodos de competição.
- Prevenção de lesões, pois a Acupuntura restabelece o equilíbrio orgânico e pode ser direcionada para cada tipo de esporte.
- Tratamento de lesões, pois já foi comprovado cientificamente que a inserção de agulhas promove efeito local analgésico e antiinflamatório.
- Recuperação física acelerada pós-treinamento.
- Alívio das dores musculares durante e após as competições.

Mesmo com todas as comprovações cientificas e efeitos mensuráveis, o que mais fascina é que a Acupuntura guarda nos seus fundamentos - na sua raiz - um convite à reflexão sobre a maneira como nós ocidentais pensamos a saúde. Treinar a escuta do corpo é tão importante quanto treinar nossos músculos e articulações. Descobrir a energia que pulsa nos meridianos – e que rege o funcionamento do nosso corpo físico – é experiência única, que pode ser vivenciada por qualquer pessoa disposta a incorporar os benefícios e mistérios que a Acupuntura carrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário